5 maio, 2020
por Daniel Geraldes
120
1454

PIB do Agro pode crescer 2,4% em 2020

Mesmo abaixo do esperado, porcentagem demostra resiliência do setor.

Após a chegada do coronavírus em território nacional, diversos setores econômicos brasileiros se encontram num momento recessivo, até mesmo o agropecuário. No entanto, segundo o Boletim Agro, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na última quinta-feira (29) o setor ainda poderá crescer 2,4% neste ano, porcentagem abaixo dos 3,8% previstos em março.

De acordo com o Instituto, os pesquisadores trabalharam com um cenário de estresse, com impactos mais significativos da recessão sobre o PIB Agro, principalmente para a produção de bovinos. Neste atual panorama, a projeção de crescimento para a área caiu de 2,5% para 1,4%.

Segundo o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, o mercado de carne bovina, poderá ser o segmento com maior impacto negativo por conta da crise causada pela pandemia, onde a previsão de taxa de crescimento desse segmento apresentou queda de 3,5% para 1,1% no cenário-base.

A soja, outro produto de grande peso no PIB Agro, também teve taxa de crescimento em 2020 revista pelo IBGE, em 6,4%, contra 10,4% em março. No conjunto da agricultura, o valor adicionado passou de 4,5% para 2,8%.

Contudo, na análise por segmento, a nova previsão para a pecuária resulta em uma alta de 2% no PIB deste ano (ante 3,5%). A produção de leite deve crescer 2,9%, e a de suínos, 3,9%. As projeções do Boletim Agro foram atualizadas com base nos dados da safra 2019/2020, utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e perspectivas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Fonte: Ipea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »