17 abr, 2018
por Daniel Geraldes
24
695

Por que minha empresa precisa ser sustentável? Conheça os 5 passos de sucesso

Diante da necessidade de interromper o ciclo vicioso de destruição do meio ambiente, boa parte da sociedade tem se mostrado cada vez mais preocupada com a sustentabilidade, o que influencia na sua relação com os produtos consumidos. Assim, as empresas também estão buscando uma postura sustentável, mas esse ainda é um movimento tímido – já que existe a errônea ideia de que sustentabilidade está aliada à burocracia, custos elevados e perda de capacidade produtiva. Para que você desconstrua essa ideia, entenda a seguir porque a sua empresa precisa ser sustentável!

1- A sustentabilidade garante vantagem competitiva
Enquanto alguns gestores rechaçam a ideia de ter uma empresa sustentável por acreditar que isso implica em mais custos, se a sua empresa investir nesse tipo de abordagem imediatamente ela ganha uma vantagem competitiva. Essa vantagem competitiva surge inclusive devido à percepção dos clientes sobre uma empresa que é sustentável: como demonstra ser mais responsável, os clientes preferem comprar os produtos de alguém que além de oferecer boas condições ainda ajuda o planeta.

Além disso, a vantagem competitiva acontece porque a empresa se destaca das demais, oferecendo algo que boa parte dos seus concorrentes não oferece.

2- Ela também melhora o posicionamento da empresa

A visão positiva dos clientes sobre uma empresa sustentável também garante uma melhoria no posicionamento da marca. Dessa forma, a empresa consegue ficar em uma posição de destaque tanto por ser uma das únicas a adotar esse modelo de negócio como também por demonstrar muito mais responsabilidade com o seu papel na sociedade.

Dessa forma, uma empresa sustentável demonstra uma preocupação muito maior e mais efetiva não apenas com seu lucro ou sua produção, mas também com o seu impacto no meio ambiente e na vida das pessoas em geral, o que gera uma visão mais positiva acerca do negócio.

3- A sustentabilidade reduz os custos
Diferentemente do que muita gente pensa, a sustentabilidade em uma empresa garante, muitas vezes, uma redução de custos. Isso porque na maioria das vezes a aquisição de produtos ou modificação de processos funciona como uma espécie de investimento que apesar de ter um valor mais elevado inicialmente, traz resultados em longo prazo, o que dilui seu valor ao longo dos anos e aumenta significativamente a rentabilidade do investimento.

Com o Gas Solution, por exemplo, é possível transformar a amônia em um composto estável e totalmente atóxico. Dessa forma, é possível conseguir um valor mais barato do que se fosse feito um investimento em lavador de gás, garantindo a lucratividade da empresa de maneira simples e sustentável.

4- A postura sustentável diminui os riscos de problemas com fiscalização
Ao fazer o tratamento de resíduos sólidos, de compostos orgânicos voláteis ou de gases potencialmente tóxicos de maneira adequada a empresa também diminui os riscos de sofrer problemas com a fiscalização.

Esses riscos existem porque sem o tratamento adequado e sem as ações tomadas de maneira efetiva a empresa pode acabar ficando fora das especificações legais. Durante uma fiscalização, ao notar que a empresa está despejando níveis maiores de resíduos a fiscalização pode aplicar punições, multas e até mesmo o embargo da empresa.
Ao ser sustentável, a empresa leva esse risco para o menor patamar possível, aumentando a segurança do empreendimento.

5- Ela ainda possibilita incentivos fiscais
Empresas sustentáveis normalmente recebem incentivos fiscais dos governos municipal, estadual e federal já que colaboram com o meio ambiente. Devido a isso, ser sustentável pode fazer com que a empresa precise pagar impostos menos pesados, tornando-se não apenas mais lucrativa, mas também mais competitiva.
Os incentivos fiscais também permitem que a empresa se torne mais robusta e que possa investir no próprio crescimento, levando a resultados progressivamente melhores e mais satisfatórios. Sua empresa precisa ser sustentável basicamente porque traz mais competitividade, melhor posicionamento de mercado, redução dos custos, redução dos riscos com a fiscalização e possibilidade de incentivos fiscais, fazendo com que a empresa experimente resultados cada vez melhores.

Fonte:  Dux Controle de Odores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »