1 ago, 2018
por Daniel Geraldes
54
3620

Preço do leite tem sexta alta consecutiva

Média Brasil mostra que o valor é o maior observado desde outubro de 2016.

Com um valor maior que o observado desde outubro de 2016, o leite passa pela sexta alta consecutiva no ano. O número é considerado um recorde real para o mês, com base nas pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

No mês de junho a captação da média Brasil, que inclui sete Estados brasileiros, fechou a R$ 1,4781/litro, um aumento 14% maior que o do mês anterior. Já na comparação com julho/17, a elevação foi de 15%, em termos reais. Entretanto, o valor ainda é menor que o observado em outubro/16, ocasião onde o produto chegou a R$ 1,4817/litro.

No acumulado da primeira quinzena de julho, o preço do UHT (leite longa vida) caiu 1,32% e, na segunda metade do mês, considerando os dados do período até o dia 27 de julho, houve queda de 9,4%, indicando a dificuldade do consumidor em absorver novas altas.

Para os especialistas a alta no mês de julho está atrelada à paralisação dos caminhoneiros ocorrida em maio deste ano. O aumento seria uma tentativa de recuperação do setor. Um dos maiores objetivos é recompor os estoques que foram desabastecidos durante esse período devido os problemas com armazenamento e escoamento.

Outro fator que ocasionou essa alta foi o avanço da entressafra no sudeste e no centro-oeste, e o “atraso” das pastagens de inverno no sul do País, que seguiram limitando a captação em junho e influenciando a formação dos preços ao produtor neste mês. A disparada no preço do insumo também subiu sobre as das cotações dos derivados lácteos em junho. No entanto, em julho, o movimento altista não se sustentou.

Durante a primeira quinzena de julho, os valores em Minas Gerais subiram 28,1% em relação ao mês anterior, mas, na segunda metade do mês, houve queda de 6,6%, o que mostra que empresas têm tido dificuldades em manter o ritmo de valorização do leite no campo.

Uma recomendação dos especialistas é manter atenção em relação ao preço do leite spot. A oferta promete seguir limitada, principalmente pelo clima adverso e pelo encarecimento dos grãos. Ainda assim, parte dos colaboradores acredita em estabilidade nos valores em agosto, devido às dificuldades de consumidores em absorver novas valorizações dos lácteos.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »