5 nov, 2018
por Daniel Geraldes
116
1417

Premix: alimentação saudável e balanceada

Premix: A adequada mistura de microingredientes para uma alimentação saudável e balanceada.

Importantes mudanças nos hábitos alimentares dos animais de estimação podem ser observadas ao longo dos anos. O animal doméstico como parte efetiva da família tornou-se fato no Brasil e, com isso, cada vez mais está difundida a alimentação sadia e equilibrada, sendo esta uma das razões pelas quais podem ser encontradas uma grande diversidade de rações nas prateleiras. E, por falarmos em alimentação saudável e balanceada dos animais de estimação, o premix aparece como um importante aliado, já que nele estão presentes as vitaminas e os minerais necessários para a saúde, bem-estar e longevidade dos pets e, eventualmente, poderá conter aditivos nutricionais utilizados com o intuito de melhorar nutricionalmente o alimento fornecido.

Um premix nada mais é do que uma mistura homogênea de micronutrientes que seriam individualmente adicionados às rações em pequenas quantidades. Esta mistura simplifica a pesagem e melhora a precisão no momento da sua adição e distribuição na ração. Essas pré-misturas podem conter vários tipos de ingredientes associados como vitaminas, minerais, aminoácidos e outros aditivos. O seu emprego nas rações garantirá que as necessidades nutricionais sejam atendidas, evitando perdas e/ou excessos de nutrientes. Além disso, o seu uso possibilita aos fabricantes de alimentos pet focarem nos ingredientes macro (de maior inclusão) como as matérias-primas de origem vegetal e animal.

Os premixes podem ser utilizados em todos os tipos de alimentos (secos, úmidos ou semiúmidos), considerando a espécie animal e fase específica para qual ele foi desenvolvido/indicado

Um novo fornecedor para o mercado brasileiro

Chega no mercado brasileiro de premix, a Wisium Pet Food, marca global da Neovia com foco em premix, aditivos e serviços. Já presente na China e em países da Europa como França, Portugal, Itália, República Tcheca – continente em que ocupa o segundo lugar de maior fornecedor de premix para as indústrias de alimentos pet –, agora chegou a vez do Brasil. “O objetivo é em 2021 estarmos entre os três principais fornecedores de premix para o segmento pet, no Brasil. A Wisium está investindo mundialmente na divulgação e lançamentos dessa oferta Wisium Pet Food, contratando especialistas dedicados ao mercado pet food e ampliando o portfólio de ingredientes e serviços”, afirma o Gerente de Produtos Pet da Wisium, Alexandre Pereira.

A equipe técnica brasileira da Wisium Pet Food trabalhará em conjunto com os profissionais da sede da companhia, na França, desenvolvendo os premixes de acordo com a necessidade de cada empresa e dos seus produtos. “A Wisium propõe para aos clientes brasileiros apoio no desenvolvimento de produto de nível internacional, com fórmulas personalizadas e sugestões de premixes desenhados de acordo com a estratégia de cada um.

A nossa proposta vai além do fornecimento do premix, que ao longo do tempo tornou-se uma “commodity”. Queremos agregar valor a esses ingredientes e incluí-los em uma parceria estratégica, associando-os a ampla gama de serviços como formulação, P&D, fornecimento de matérias-primas etc. Na França e na Europa, não se fala mais de “premixeira”, mas sim de “firm services”, mostrando claramente essa visão de parceria e de serviços, que é alinhada com o lemas da Wisium “Nutrition & Beyond” e “Juntos vamos além” ”, destaca Alexandre.

Além de fornecedor. Parcerio estratégico

A Cargill Nutrição Animal – que tem como principal expertise o know-how em micronutrientes e em como estes interagem quando misturados e armazenados – oferece premixes minerais e vitamínicos formulados para cães e gatos em suas diferentes fases de vida e para os diversos tipos de alimentos, de acordo com as especificações das associações de regulamentação, tais como, AAFCO, FEDIAF e ABINPET. Aliás, o mercado de premix mostra-se atento à questão dos níveis nutricionais, visando assegurar a segurança alimentar dos animais, evitando quaisquer sub ou superdosagem de vitaminas e ou minerais.

O fabricante explica que os seus premixes são produzidos em linha “branca”, isolada de quaisquer contaminações desde a armazenagem das matérias-primas até o ensaque do premix acabado, atualizando constantemente os protocolos e metodologias de análises laboratoriais que atendam a linha de premix pet, proporcionando segurança e qualidade do produto acabado.

“Reavaliamos os quesitos técnicos da nossa linha de premix, a fim de nos adequarmos às exigências nutricionais atualizadas recentemente pelas associações de regulamentação, tanto internacionais quanto nacionais. Temos investido continuamente em soluções para atender com qualidade os nossos clientes. Além da produção dos premixes, investimos no oferecimento de aditivos e ingredientes para os clientes que desejam acrescentá-los às formulações”, esclarece o Gerente de Negócios Premix Pet Food, Gustavo Maia.

Seguindo uma das tendências observadas no mercado, que é incluir serviços como análises laboratoriais e consultorias estratégicas em desenvolvimento e/ou atualização de produtos (nutrição), a Cargill Nutrição Animal também oferece aos clientes, serviços como análises laboratoriais (de MP’s e PA’s dos clientes); consultoria técnica especializada em nutrição de cães e gatos; e certificações de qualidade assegurada.

O Gerente da Cargill Nutrição Animal declara que a companhia pretende aumentar a sua participação no mercado pet food para dois dígitos até o ano de 2020 e manter o fornecimento ininterrupto de premixes, aditivos e ingredientes, com agilidade, qualidade e segurança.

Produção verticalizada

Com mais de 40 plantas pelo mundo dedicadas à produção de premix para nutrição animal, a DSM tem o ciclo completo verticalizado, produzindo seus diversos ingredientes nutricionais. “Esse é o nosso diferencial, a rastreabilidade e a segurança de ter todo o processo sob o altíssimo controle de qualidade assegurado por nossa empresa indo exatamente ao encontro da demanda atual que é a segurança alimentar.

Constantemente trabalhamos com melhorias de segurança nos nossos processos. Atualmente temos a certificação nível 3 do Sindirações, BPF, FAMI-QS e ISO 9001, o que assegura nossa conformidade regulatória, qualidade dos ingredientes e das especialidades usadas nas misturas. Nosso foco está cada vez mais no uso de ingredientes provenientes de fontes seguras  para fornecermos premixes com a mais alta qualidade”, justifica a Gerente de Contas Pet da DSM, Emilly B. Baskerville.

Trabalhando constantemente no desenvolvimento de ingredientes resistentes ao processamento das rações, que possam ser adicionados ao premix, tornando essa mistura cada vez mais completa, a DSM lançou recentemente o DHA Gold 17S, uma fonte sustentável de Ômega-3, que auxilia no desenvolvimento cognitivo dos animais e o Rovimix Beta Caroteno P10%, que é um antioxidante e imunomodulador resistente ao calor e pressão inerentes do processamento das rações.

A Gerente da DSM, Emilly, afirma que a tendência global para este tipo de produto é que ele seja cada vez mais completo, com níveis vitamínicos ajustados às necessidades, atendendo as recomendações nutricionais e com alto padrão de qualidade. “Trabalhamos com misturas de alta qualidade, garantindo um melhor índice de mistura, menor formação de pó no processo de fabricação da ração e matérias-primas que aliam estabilidade com a alta biodisponibilidade. Nossos premixes são desenvolvidos para que os clientes possam atingir seus objetivos da maneira eficiente, equilibrando saúde, desempenho e a melhor relação custo x benefício”, finaliza Emilly.

Por: Lia Freire
PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA REVISTA PET FOOD – EDIÇÃO MARÇO/ABRIL 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »