26 mar, 2018
por Daniel Geraldes
24
3126

Presidente executivo da Abiove fala sobre agricultura e gerenciamento da mudança do clima em evento do Ipea

O presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, participa hoje do seminário sobre responsabilidade do setor agropecuário em face da mudança climática promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília.

A palestra de Nassar focalizará o gerenciamento da mudança do clima, a migração de cultivos e as alternativas de expansão agrícola. No mesmo painel serão apresentados outros três temas: marcos regulatórios da produção sustentável, Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e emissões nacionais em uso da terra, mudança do uso da terra e floresta, e potencialidades da agricultura sustentável para a captura e redução de emissões.

“Conhecer para onde vai o crescimento da soja, principal matéria-prima da indústria de esmagamento da oleaginosa, é fundamental para nosso setor. Por isso temos investido na promoção da produção sustentável de soja, não só como forma de garantir produto para nossa indústria, mas também para aumentar a resiliência do produtor às mudanças climáticas”, diz Nassar.

“A mudança do clima impõe desafios novos para a indústria de esmagamento de soja, uma vez que leva a quebras de safra e aumenta o risco na produção”, acrescenta. Segundo o presidente executivo da Abiove, a mudança climática “é um fator de crescente preocupação nas nossas empresas, sobre como ela pode afetar a produção e a originação de soja”.

O objetivo do Ipea é obter os pontos de vista da agropecuária sobre a compatibilização entre agricultura e proteção do meio ambiente. O Ipea levantará tendências dessa compatibilização e identificará gargalos para ampliar a adoção de inovações tecnológicas e práticas sustentáveis na produção agropecuária brasileira.

A apresentação de abertura do seminário (O que o país espera da agricultura em termos de clima) será feita por Paulo Chiarelli, chefe da Divisão da Mudança do Clima, do Ministério das Relações Exteriores.

A Abiove tem uma atuação importante na área de sustentabilidade. Há 11 anos coordena o setor privado na Moratória da Soja no Bioma Amazônia, participa do Grupo Técnico do Cerrado, do Protocolo de Grãos do Pará, do Programa Soja Plus de gestão econômica, social e ambiental da sojicultura, implantado em cinco estados, do Programa Nacional de Resíduos Sólidos (logística reversa do óleo residual de cozinha e de embalagem), do Programa Nacional de Produção de Biodiesel e do Renovabio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abiove

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »