22 ago, 2018
por Daniel Geraldes
52
4653

Previsão do PIB Agro 2018 cai e fica em 1,9%

Queda, segundo especialistas, pode estar relacionada ao aumento do frete.

Em um comparativo realizado com o último relatório que denota o Produto Interno Bruto (PIB) em volume do agronegócio brasileiro, para o ano de 2018, uma baixa foi observada, no entanto ainda deve ser registrado um crescimento de 1,9%. A análise foi realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A redução nesta segunda análise, segundo os especialistas, é devido ao menor crescimento frente ao estimado para a agroindústria. No geral, o setor tem evoluído desde o segundo semestre de 2017. No entanto, pesquisadores indicam que, como a economia brasileira mostra sinais muito modestos de recuperação, a reação acaba sendo limitada.

Outro fator que colaborou para essa mudança de perspectiva foi o tabelamento de fretes, decorrente da greve dos caminhoneiros. Segundo cálculos do Cepea, com base nas matrizes insumo-produto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor é o mais vulnerável a esse aumento, dado que consome cerca de 42% de todos os serviços de transporte do País. Com esse cenário os aumentos devem recair sobre a população já que, na medida em que tende a diminuir o preço ao produtor rural, resulta em aumentos de valores no varejo.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »