22 set, 2017
por Daniel Geraldes
14
110

Protesto do Greenpeace reforça posição da Abiove a favor de maior uso de biodiesel na frota de ônibus em São Paulo

O protesto do Greenpeace contra a emissão de CO2 pela frota de ônibus na cidade de São Paulo, ocorrido na última segunda-feira 18, reforça a posição da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e de todo o setor de biodiesel de defesa da ampliação do uso desse combustível renovável para melhorar a qualidade do ar, reduzir internações hospitalares e provocar declínio na taxa de mortalidade.

Entidade representativa do setor de biodiesel, a Abiove tem conclamado as autoridades paulistanas a cumprirem a Lei Municipal nº 14.933, de 2009. Essa legislação define que os combustíveis renováveis para transportes são variáveis-chave para a melhoria da qualidade do ar e o combate ao efeito estufa como instrumentos dessa política.

A principal evidência dos benefícios do uso de biodiesel na frota paulistana de ônibus é que a substituição de diesel fóssil por esse biocombustível pode reduzir as emissões de CO2 em até 70% e, também, diminuir a presença de hidrocarbonetos e de material particulado na atmosfera. Há necessidade de redução desses elementos para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população.

Desde o início do uso do biodiesel no Brasil, em 2005, 50 milhões de toneladas de gases de efeito estufa deixaram de ser lançadas na atmosfera. Essa é uma das razões pelas quais os biocombustíveis estão inseridos na estratégia brasileira para cumprimento das metas do Acordo de Paris de mudanças climáticas.

Recente estudo do Greenpeace e do Instituto Saúde e Sustentabilidade revela que a adoção de combustíveis renováveis na frota paulistana de ônibus pode evitar 12,7 mil mortes nos próximos 33 anos. Nesse período, a poluição atmosférica terá um custo aproximado de R$ 54 bilhões se nada for feito para diminuí-la.

A indústria de biodiesel tem plena capacidade técnica e industrial para atender às necessidades de São Paulo de ampliação do uso de biodiesel em toda a frota municipal de ônibus.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abiove

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...