8 jul, 2017
por Daniel Geraldes
24
1678

Quando reduzir a cinzas pode ser um bom negócio

 

“A incineração controlada favorece a preservação do meio ambiente e a biosseguridade animal, contribuindo para a sustentabilidade ambiental do agronegócio brasileiro, afirma Harry Perusin, Administrador Adjunto da Empresa Perozin Indústria Metalúrgica e um dos idealizadores de um equipamento que é utilizado em diferentes áreas, inclusive propriedades rurais, para reduzir a cinzas o que for colocado em seu interior. A seguir o diretor apresenta essa tecnologia com suas principais características e utilização.


Legenda: Administrador Adjunto Harry Perusin ao lado da réplica em miniatura do Incinerador INCA-40 na Embrapa Suínos e Aves em Concórdia – SC

Como funciona

A mortalidade da avicultura e suinocultura representa um risco sanitário e ambiental, se os animais mortos não forem eliminados adequadamente. Diferentes tecnologias como enterramento, transporte para transformação, compostagem e incineração para animais mortos encontram-se disponíveis. A incineração é a técnica mais eficaz do ponto de vista sanitário e ambiental. Na Europa, Canadá e Estados Unidos é uma prática recomendada. No Brasil esta tecnologia é insipiente. A Embrapa Suínos e Aves e a Perozin Indústria Metalúrgica, desenvolveram o Incinerador Perozin Modelo Inca 40, inédito no Brasil. O Incinerador usa como fonte de calor o gás de cozinha (GLP), podendo operar com procedimento de queima em bateladas ou contínua, possuindo uma capacidade de carga de 45 a 60 kg de animais mortos/horas. Os resíduos gerados na incineração são pequenas quantidades de cinzas, estéreis e ricas em nutrientes, podendo ser utilizadas como fertilizantes no solo. As avaliações das emissões atmosféricas de CO2, CO, material particulado, HCI, HF, SOx, NOx, dioxinas e furanos, apresentaram níveis de acordo com os limites estabelecidos pela legislação ambiental (CONAMA Nº 316/2002). O Incinerador é eficaz para a eliminação de animais mortos, prevenindo a disseminação de agentes biológicos infecciosos, não gerando resíduos que possam impactar negativamente no meio ambiente.

 

Vantagens e desvantagens

A desvantagem dessa tecnologia está no preconceito existente no mercado ao se falar sobre incineração em função de práticas e equipamentos que poluíam o meio ambiente. Mas sua principal vantagem é: em um pequeno espaço físico pode se fazer uso de uma solução definitiva na eliminação de carcaças de animais e derivados com riscos biológicos, pois o que sobra no processo de incineração não passa de 3% de cinzas podendo ser utilizadas na composição de fertilizantes.

Embora o equipamento tenha sido desenvolvido e testado para incineração de animais de pequeno e médio porte, o mesmo pode ser utilizado também para a incineração de material orgânico que oferece risco biológico. O incinerador atende especificações tecnológicas, não produz fumaça sendo inédito no Brasil.

Em relação as vantagens sanitária e ambiental:

Sanitária: viabiliza a incineração de organismos e materiais de origem animal, evitando a disseminação de possíveis agentes infecciosos perigosos, contribuindo para a melhoria da biosseguridade animal.

Ambiental: A Incineração controlada de animais mortos ou de material orgânico contaminado, em substituição a outras práticas, favorece a preservação do meio ambiente, evitando a poluição da água, do solo e da atmosfera.

Risco ao operador

Não oferece risco ao operador.

Aplicação

O Incinerador pode ser utilizado em várias atividades, tais como: postos de fiscalização sanitária, aeroportos, frigoríficos, abatedouros, propriedades rurais, fábricas de farinhas de origem animal, prefeituras, clínicas, hospitais, laboratórios de diagnóstico incluindo unidades de necropsia.

 

Custo e renda

O equipamento pode ser adquirido de forma diferenciada conforme a necessidade, completo – incinerador, queimadores, termopar e quadro de comando – ou separadamente. Dependendo do objetivo do projeto, o cliente pode transformar em um negócio rentável, em função do aumento da procura deste tipo de atividade.

 

Tipo de propriedade

O equipamento pode ser utilizado em toda propriedade rural, além de ser útil em clínicas veterinárias, granjas experimentais, laboratórios. Aqueles que trabalham com animais de pequeno ou médio porte podem se beneficiar com a utilização deste equipamento.

 

Onde já é utilizado

O Incinerador de Animais INCA – 40 está em uso na  Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, Santa Catarina, comprovando sua eficácia, pois, faz parte do processo de segurança do seu laboratório de pesquisas. Outro cliente que podemos citar é o Crematório Pet São Francisco, na Cidade de Campinas, São Paulo.

Destino final do produto

O produto gerado são cinzas que pode ser usado na agricultura e na jardinagem, entre outras aplicações.

PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA REVISTA GRAXARIA – EDIÇÃO MARÇO/ABRIL 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »