19 abr, 2018
por Daniel Geraldes
43
5213

Restrição à carne de frango brasileira pela UE faz Blairo Maggi recorrer à OMC

Decisão, segundo ministro, é uma guerra comercial sem justificativa técnica.

No retorno de sua viagem à Bruxelas (Bélgica), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), Blairo Maggi, anunciou que irá recorrer contra a decisão da União Europeia de descredenciar frigoríficos nacionais como exportadores de carne de aves. O posicionamento será levado à Organização Mundial do Comércio (OMC, Genebra/Suíça).

Para Maggi, a decisão é uma guerra comercial da União Europeia. “Estão aproveitando para nos tirar do mercado em nome da sanidade, o que não é verdadeiro”, afirma. Durante encontro em Bruxelas, o ministro defendeu às autoridades, como o comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, Phil Hogan, o controle sanitário do produto brasileiro.

Segundo o líder do ministério brasileiro, parte das exportações de apenas três frigoríficos foram suspensas pelo próprio MAPA depois das operações da Polícia Federal, porém o corte de todos os serviços relacionados à empresa seria uma medida desnecessária.

blairomaggi_divulgacao_feedfood

A preocupação com a contaminação por salmonella também foi lembrada pelo ministro, que ressaltou não se tratar de uma justificativa às suspenções, uma vez que é possível exportar cortes de frango in natura para os países da comunidade europeia.

Mesmo com o aumento da fiscalização por parte da União Europeia, as carnes de aves importadas no País continuam com os níveis de presença de salmonella estáveis frente às avaliações de um ano atrás. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Luís Rangel, o cozimento do produto já impede qualquer contaminação com a bactéria.

Fonte: MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »