18 mar, 2020
por Daniel Geraldes
105
2080

Safra de grãos deve obter resultado histórico

É esperado que a produção de 2019/2020 chegue 251,9 milhões de toneladas.

A safra de grãos referente a 2019/2020, como divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deve chegar a 251,9 milhões de toneladas, o que representa um ganho de 9,9 milhões de toneladas quando comparado à safra passada (2018/2019), um crescimento de 4,1%. Os números históricos foram divulgados na última terça-feira (10).

De acordo com a publicação disponível no portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do qual o Conab faz parte, a projeção está relacionada às boas condições climáticas nas principais regiões produtoras de grãos, impulsionada pelas lavouras de soja e milho com perspectivas de bons níveis de produtividade.

Ainda segundo o MAPA, a área total para o plantio é favorecida pela distribuição regular de chuvas na maioria dos estados, que deve crescer 2,4%, alcançando cerca de 64,8 milhões de hectares. As culturas de primeira safra responderão por 46,5 milhões de hectares (71,7%), enquanto as de segunda, terceira e de inverno, por 18 milhões de hectares (28,3%).

Para a soja, a área de lavoura está com reserva  2,6% maior, com expectativa de boa produtividade, onde a produção é estimada em 124,2 milhões de toneladas e um acréscimo de 8%, o que confirma mais um recorde na série histórica, graças à boa distribuição de chuvas, sobretudo nos estados do Centro-Oeste, onde estão adiantadas as etapas de colheita, como afirma a publicação.

Já para o milho, a produção total, de primeira e segunda safra, é de mais de 100 milhões de toneladas, com um crescimento de 0,4% acima da safra passada, tendo como estímulo as cotações do cereal no mercado internacional.

Em estimativa para área semeada do milho primeira safra é de 4,23 milhões de hectares, 3,2% maior que o da safra 2018/19. Na segunda safra, cuja semeadura começou em janeiro e segue ocupando o espaço deixado pela colheita de soja, o crescimento de área deve alcançar 2,1%, tendo em vista a rentabilidade produtiva e as condições climáticas favoráveis. A terceira safra está estimada em 1,2 milhão de toneladas, como explica o portal.

Compondo a formatação dos números históricos, também contribuem os seguintes grãos: algodão, feijão e arroz.

Fonte: MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »