7 jan, 2019
por Daniel Geraldes
54
40

Setor avícola estima crescimento de 02% em 2019

Previsão positiva vem dos resultados obtidos no último semestre.

O bom fluxo observado no segundo semestre de 2018, principalmente no mês de dezembro, faz com que as esperanças se renovem para o setor avícola. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estima uma crescente de 02 e 03% em 2019 nas exportações.

Segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela ABPA, as exportações brasileiras de carne de frango sofreram uma queda de 9,2%. Em volume, os embarques da proteína tiveram uma diminuição de 5,1% em igual comparação com 2017.

Meta é alcançar a média mensal de 500 mil toneladas nas exportações somadas de carne de frango.

Neste cenário, questões como a Operação Trapaça, investigação deflagrada em março do ano passado pela Polícia Federal, em que o bloco europeu proibiu 20 frigoríficos brasileiros de exportar, foram fundame3ntais para a queda.  Além da greve dos caminhoneiros, em maio do ano passado, que prejudicou a produção de aves, afetando também as exportações.

O cenário negativo, no entanto, começou a se reverter no segundo semestre do ano passado. No período, a média mensal apresentou o melhor desempenho dos últimos três anos. Com isso, o encolhimento das exportações em 2018 foi atenuada. “Há uma expectativa de que o bom fluxo obtido no segundo semestre do ano passado se mantenha em 2019”, afirma o presidente-executivo da ABPA, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra.

Fonte: Valor Econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »