25 jul, 2019
por Daniel Geraldes
122
3875

Setor de Reciclagem Animal esteve com Ministro do Meio Ambiente

Ministro Ricardo Salles dará encaminhamento a pleito do setor para que a reciclagem animal seja incluída na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Com a sala lotada por empresários de todo o país, o setor de Reciclagem Animal foi recebido pelo Ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles, e pelo presidente do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, Eduardo Fortunato Bim.

A ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal esteve representada pelo vice-presidente do Conselho Diretivo, Pedro Bittar, e pelo presidente Executivo, Decio Coutinho, além de diversas empresas associadas. Também o Sincobesp – Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal foi representado por Francisco Sérgio Ferreira Jardim.

A reunião teve dois objetivos: o primeiro apresentar ao ministro o setor, seus números de produção, os benefícios que gera ao meio ambiente e a sociedade; e solicitar a inclusão da reciclagem animal na Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio de resolução do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O vice-presidente da ABRA, Pedro Bittar, iniciou falando sobre a importância da reciclagem animal para o país, que o segmento tem forte ligação com a preservação ambiental, agradeceu a oportunidade e abertura de diálogo do MMA com os empresários.

Na sequência o representante do Sincobesp, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, saudou a todos e ressaltou o quanto a coleta realizada pelo setor, em especial, nas áreas urbanas tem papel fundamental na destinação correta dos resíduos do abate e de açougues.

O presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, ficou responsável por realizar apresentação com dados sobre o setor. Em sua fala, enfatizou que a reciclagem animal é o elo da cadeia da carne que mais contribui para a sustentabilidade ambiental da agropecuária nacional dando destinação correta ao que não vai para consumo humano. Ao final, Coutinho entregou formalmente um ofício que requer a inclusão das indústrias do setor de reciclagem animal na Política Nacional de Resíduos Sólidos, sugerindo que seja realizado nos mesmos moldes do que já foi feito para o setor de pneus.

Para o presidente do SINCOBESP, Nelson Braido, é muito importante para a atividade o trabalho que vem sendo feito em parceria com a ABRA, no sentido de mostrar ao novo governo detalhadamente o que é a atividade e os benefícios que ela propicia ao meio ambiente.

 

Encaminhamento

O ministro Ricardo Salles elogiou a apresentação e reconheceu a importância do setor. Afirmou que irá encaminhar o pleito para avaliação do secretário de Qualidade Ambiental, André França, responsável pelo tema de resíduos sólidos no Ministério. Demonstrou-se sensibilizado à demanda e enfatizou que o retorno deverá ser dado.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA e Sincobesp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »