16 jan, 2020
por Daniel Geraldes
105
1174

SP tem recorde na vacinação contra a brucelose

Mais de 95% das fêmeas bovídeas entre 3 e 8 meses foram imunizadas.

O Estado de São Paulo registrou um novo recorde na imunização de bovídeos (bovinos e bubalinos) em 2019, com 95,26% das fêmeas bovídeas (bovinas e bubalinas), com idade entre 3 e 8 meses, vacinadas contra a brucelose. Do total de 843.168 fêmeas, 803.626 foram vacinadas.

Em 2018, o índice foi de 94,23%. Em relação ao ano anterior houve redução no número de fêmeas na faixa etária de vacinação obrigatória, quando foi registrado um total de 887.357 fêmeas. Os dados são do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e ação coordenada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

“O Estado vem a cada ano melhorando o desempenho da vacinação e proteção do rebanho com a conscientização do criador e a mobilização de uma equipe de profissionais médicos veterinários e laboratórios que são habilitados e auditados pela Defesa”, disse o médico-veterinário da Secretaria, Klaus Saldanha Hellwig, que junto à Defesa Agropecuária responde pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (Pecebt).

No segundo semestre estavam aptos a receber a vacinação contra a brucelose, 374.169 fêmeas bovídeas. A cobertura vacinal foi de 94,93%. O sistema recebeu a declaração de 39.091 propriedades representando 91,04 por cento do total de propriedades com fêmeas bovídeas com idade entre três a oito meses.

Os criadores que deixaram de vacinar, ou deixaram de informar, foram notificados pelo órgão oficial de Defesa Agropecuária. A autuação pelo descumprimento da legislação é de 5 Ufesps por cabeça por deixar de vacinar e 3 Ufesps por cabeça por deixar de comunicar. O valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp) para 2020 é de 27,61 reais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »