31 maio, 2017
por Daniel Geraldes
16
1007

XVI Congresso CBNA PET 2017 tem recorde de público

Com 324 participantes, o evento que chegou a sua 16º edição, alcançou seu maior número de público dentre todas as edições. O recorde também se estendeu para o número de trabalhos científicos inscritos, totalizando 48 pôsteres de alta qualidade.

Nos dias 10 e 11 de maio a Expo D. Pedro Campinas recebeu o XVI Congresso CBNA PET 2017. O Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA, Campinas/SP) mais uma vez abriu espaço para um evento de qualidade e de alto nível técnico-científico. Apoiar e desenvolver a pesquisa científica sobre o tema, em mais esta edição, o evento trouxe expoentes das áreas, propiciando a troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes de várias regiões do Brasil.

Com o recorde de 324 participantes e 48 trabalhos científicos inscritos para a apresentação, o coordenador do congresso, médico-veterinário e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp, Campus Jaboticabal/SP), Aulus Cavalieri Carciofi, ressaltou que a programação atendeu de forma completa todos os anseios da indústria de forma integrada. “A adesão do público foi ótima! Tivemos salão cheio nos dois dias, e o mais importante, com muita interação e interesse do público pelos temas discutidos. Ao final das palestras contamos com uma vasta interação dos participantes e posteriormente o feedback foi extremamente positivo entre todos (patrocinadores, apoiadores, academia, corpo diretivo, pesquisadores, profissionais do meio e estudantes), comprovando que o CBNA mais uma vez cumpriu o seu papel: o de ser um dos elos entre a pesquisa de alto nível e o mercado”, ressalta o coordenador.

Um dos diferenciais do Congresso CBNA PET está na escolha da grade. “Sempre buscamos temas do mercado, necessidades de dentro das empresas.. Além disso, através de uma ficha de avaliação, damos a oportunidade do participante propor temas para os próximos anos. Para que assim, nosso evento traga assuntos que poderão ser aplicados no cotidiano do mercado”, explica Carciofi.

O evento apresentou palestras que abordaram a área de nutrição, processamento, mercado, segurança alimentar, marketing e legislação do universo pet. A Feira recebeu convidados internacionais, e dentre eles, Vaclav Vetvicka, da Universidade de Louisville (EUA), que abordou o tema “Ingredientes funcionais: como avalia-los?”. Também dos EUA, o palco CBNA contou com a presença de Shiguang Yu (DSM – EUA), que dissertou sobre “Perdas vitamínicas em processamento e armazenamento: o que sabemos?”.

Jürgen Zentek, professor da Universidade de Berlin (Alemanha), também marcou presença na grade internacional. Ele ministrou duas palestras: a primeira foi “Influência da dieta na composição da urina dos gatos”, na qual ele citou fatores que podem influenciar na obstrução do trato urinário dos felinos, como: água, alimentação, obesidade, estresse, entre outros. Zentek ressaltou a importância de medir o pH da urina para poder determinar uma dieta ideal para o felino. A segunda foi sobre “Vitaminas A D E e K: o que há de novo para os cães e gatos”, destacando a importância das vitaminas na vida desses animais para manutenção de uma vida saudável. Ele destacou ainda que, é preciso saber dosar as quantidades de vitaminas no organismo dos pets, porque tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais.

Direto da Argentina, Juan Manuel Peralta, especialista em palatabilizantes e colaborador da Diana Pet Food, destacou em sua palestra uma pesquisa via redes sociais sobre grau de importância de seis itens relacionados ao campo petfood, realizado nos Estados Unidos, Europa e Japão. “Dos seis temas sugeridos – palatabilidade, ingredientes, confiança, sabor, preço e textura, a patabilidade está em primeiro lugar no ranking desta pesquisa”.

Dentre os convidados nacionais, esteve o médico-veterinário, mestre e doutor em Zootecnia (UFRGS – Porto Alegre, RS), Luciano Trevizan. O tema abordado foi “Ingredientes não convencionais – possibilidades e riscos”. Ele destacou que muitos alimentos não são usados tradicionalmente na alimentação de animais de companhia, mas que são utilizados em algum momento sem prejudicar a saúde e contendo as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo dos animais. “No entanto, devemos separar o sensacionalismo do uso de ingredientes diferenciados pela sua real funcionalidade. Os custos dos ingredientes se tornam quase sempre decisivos para sua inclusão em uma dieta. Dessa forma abre espaço para uma grande discussão sobre quando utilizá-los ou não”, informou Trevizan.

O tema “Metais pesados: ocorrem nos alimentos e que riscos oferecem?”, foi proferido pela especialista Camila Elias, do CENA/USP (Piracicaba – SP). Ela explicou que o limite entre a essencialidade e toxicidade de um elemento químico pode ser muito estreito. “É importante para o setor compreender o processo de acumulação e toxicidade”, destacou..

Focado na área do mercado pet, Marcos Iazzetti e Rafael Ramos (Nestlé Purina – São Paulo/SP), falaram sobre “Desafios do relacionamento com o cliente na era da internet”. Com exemplos de várias marcas que inovaram no seu marketing e relacionamento com o consumidor, eles mostraram o quanto a criatividade faz diferença e promove resultados. Os profissionais ressaltaram também, a importância de toda empresa se comunicar com os clientes conforme suas necessidades.

O evento foi finalizado com uma mesa redonda, composta por três convidados de áreas diferentes, Marcos Nishikawa (Golden Trip – Cotia/SP), Luciano Sessim (Petz – São Paulo/SP) e Fernanda Tucci (MAPA – Brasília/DF). Na ocasião, cada um falou sobre o tema “O que pensam os consumidores dos alimentos que produzimos?” conforme o viés de suas áreas de conhecimento. Para que o assunto pudesse ser visto de diversos ângulos.

Sobre o evento – Na sua 16º edição, o “CBNA PET” é reconhecido pelo alto nível técnico-científico das palestras sobre nutrição para animais de companhia, o que o torna ponto de encontro privilegiado para troca de conhecimentos sobre pet food.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...