17 abr, 2018
por Daniel Geraldes
24
2907

XVII Congresso CBNA Pet anuncia programação científica

Encontro mais tradicional em nutrição de cães e gatos vai debater, de 15 a 17 de maio, as mais importantes tendências em dietas de pet e seus impactos no bem-estar dos animais e no meio ambiente.

Qual é o impacto da nutrição na saúde de cães e gatos? Como a dieta destes animais pode proporcionar bem-estar? Como a alimentação pode contribuir com o crescente desafio de obesidade em animais de estimação? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas por alguns dos mais importantes especialistas de países da União Europeia, Brasil e Estados Unidos durante o XVII Congresso CBNA Pet, que vai acontecer de 15 a 17 de maio, em Campinas, no interior de São Paulo.

O evento, realizado pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), espera superar a marca de 350 participantes, entre médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos, empresários e profissionais ligados a nutrição de cães e gatos. “Vamos debater a nutrição de uma maneira geral, além de discutir temas relacionados aos equipamentos, às fábricas de ração e estratégias para melhorar a nutrição do pet com sustentabilidade”, destacou o médico veterinário presidente do CBNA, Godofredo Miltenburg.

Até a próxima segunda-feira, dia 16 de abril, é possível fazer inscrição com desconto no site do evento, através do link http://www.cbna.com.br/site/Inscricao/Identificacao/XVII-CONGRESSO-CBNA-PET-2018. Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site da entidade, ou através do telefone (19) 3232-7518 e do e-mail cbna@cbna.com.br.

 

Programação
A secretaria do encontro começa o atendimento ao público para a realização de inscrições e entrega de material, a partir das 8h, no dia 15 de maio, terça-feira. O programa científico terá um evento pré-simpósio neste dia. Com o tema Nutrição e Nutrição Clínica de cães e gatos, a programação será aberta com um debate sobre “Histórico e importância da nutrologia na medicina humana”, encabeçado pelo professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP), Júlio Sérgio Marchini.

Em seguida, o professor da Universidade Estadual de Londrina e Universidade Norte do Paraná, Andrei Fabretti, vai destacar “Nutrição de cães e gatos: internação e fatores nutricionais prognósticos de alta?”. Logo depois, a discussão será sobre “Suplementações para pacientes humanos doentes críticos”, com o médico André Luiz Baptiston Nunes, da Imed Group. No período da tarde, o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Márcio Antonio Brunetto, vai ministrar a palestra “Diferenças metabólicas entre cães, gatos e humanos”.

O programa pré-Congresso será encerrado pelo professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Fabio Alves Teixeira, com um debate sobre “Casos atuais de deficiência nutricional na medicina veterinária”. A partir das 16h20 haverá uma reunião de instalação da comissão Brasileira de Nutrição e Nutrição Clínica de Cães e Gatos.

O programa oficial do XVII Congresso CBNA Pet começa na manhã do dia 16 de maio, quarta-feira, com um Painel de Nutrição. O professor da Unesp – Campus de Jaboticabal, Aulus Carciofi, vai discutir “Proteínas ou carboidratos: qual a melhor composição de alimentos para gatos?”. Em seguida, o tema “Cereais, leguminosas e tubérculos: quais as diferenças entre estes amidos?” será apresentado pela professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Curitiba, Ananda Portella Félix.

Logo depois, o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Vasconcellos, vai debater “Lipídeos e seu uso em alimentos para cães e gatos”. No período da tarde, o engenheiro agrônomo especialista em nutrição animal da Bélgica, Geoffroy Berthe, vai destacar “Nutrição completa com alimentos úmidos”. A partir das 15h15, no Painel Processo, o pesquisador da Texas University, nos Estados Unidos, Mian Riaz, vai ministrar as palestras “Pontos críticos na configuração da extrusora para produzir com eficiência alimentos para cães e gatos” e “A seleção de matérias-primas pode influenciar no processo de extrusão?”.

Na quinta-feira, dia 17 de maio, visitação aos pôsteres estará aberta a partir das 8h. Às 9h o professor da University of Kentucky, nos Estados Unidos, Alex Yiannikouris, vai debater “Micotoxicoses em cães e gatos: existem níveis seguros de micotoxinas?”. Logo depois, a professora da University of Nebraska, nos Estados Unidos, Andreia Bianchini, vai discutir “Segurança microbiológica em óleos e gorduras”. O consultor da AZC Animal Nutrition Consulting, Alderley Zani, vai apresentar “Ferramentas para detectar adulterações em produtos de origem animal”.

Depois do almoço, um Painel de Mercado será aberto pelo engenheiro agrônomo e sócio da Funil de Vendas, Marcelo Baratella, com a apresentação “O novo olhar de inovação para o marketing e vendas na era do conhecimento”. A partir das 15h30 haverá apresentação oral de trabalhos científicos premiados. O programa oficial do evento será encerrado com uma Mesa Redonda sobre o tema “O que a empresa comunica na embalagem sobre nutrição aos clientes? É correto?”.

Este debate de encerramento vai reunir as visões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que será representado pela Luciana Pomílio; de uma Empresa de Ração, representada pela Carolina Padovani, da Royal Canin e do Consumidor Pet Shop, que será representado pela Raquel Labres, da Alimentar Vet – Serviço Especializado de Nutrologia Veterinária.

Apoio
O Pré-Congresso e o Congresso já têm o apoio das principais empresas do segmento pet, como Alltech, Diana PetFood, Eurotec Nutrition, Kemin Nutrisurance, Laboratório CBO, MCassab, Royal Canin e Salus entre os patrocinadores. Na categoria de colaboradores, estão confirmadas as empresas AB Vista, Ferraz Máquinas, Premier Pet e Manzoni. Entre as mídias apoiadoras, estão A Lavoura, Cães&Gatos, Nutrição Vet, Veterninary & Science e Editora Stilo.

 

Serviço:

XVII Congresso CBNA Pet 2018
Data: de 15 a 17 de maio de 2018
Local: Expo D. Pedro Campinas

Endereço: Avenida Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP

Informações: www.cbna.com.br

Telefone: (19) 3232-7518

E-mail: cbna@cbna.com.br

 

Assessoria de Imprensa:  Márcia Midori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »